quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Como melhorar a segurança de suas informações em seu smartfone?

Boa tarde pessoal, depois de muito tempo sem postar, por falta de tempo, nada aqui no blog referente a smartfones resolvi escrever um pequeno texto com algumas dicas que eu acabei descobrindo meio que fussando o meu smartfone. Se você, assim como eu, usa smartfone com Android (minha versão é a 2.2) você pode tomar alguns cuidados para proteger melhor os seus dados.

Normalmente em celulares temos o hábito de guardar informações que são, num pirmeiro momento, importantes como números telefônicos, e-mail's, mensagens de texto, algumas pessoas chegam a guardar senha de banco e senha de e-mail. A cerca de 3 semanas tive grande dificuldade por um motivo muito simples, alterei minha senha do gmail, facebook e twitter o que acabou desconfigurando meu smartfone e aí que a ficha caiu.

Primeiro passo para tentar proteger seu dados.

No meu caso que tinha as senhas salvas no celular, caso eu tivesse sido assaltado e meu celular fosse levado, o ladrão teria acesso ao meu e-mail pessoal, twitter e facebook. Pode-se pensar ha mais isso não é tão importante assim e eu digo em parte não, mais se você lembrar que a partir daí ele pode ter acesso a extratos bancários que são enviados a seu e-mail, a conversas suas, pode ter acesso ao seu curriculo que normalmente fica guardado no e-mail na caixa de saída e daí consegue facilmente seu endereço, de repente aquele pdf com o pagamento da conta de luz que o banco enviou para o seu e-mail também está la e seu cpf está disponível para uso de pessoas mau intencionasa e mais uma infinidade de coisas que a gente nem se lembra que deixou la no e-mail ou salvo no celular, se formos pensar em tudo isso poderemos até ficar paranoicos. Aconselho a você não salvar nenhum tipo de senha em seu celular, nem e-mail nem Banco, isso mesmo senha de banco, tinha um amigo meu que usava o celular para salvar a senha do banco e aqueles 3 grupos de letras que se usavam no banco do brasil no celular.

A primeira barreira de proteção que podemos criar, apos não salvar a senha, é criar um código touch para o android, chamado screem lock pattern (vide imagem) daí o celular não consegue ser desbloqueado facilmente, o cara terá que fazer um reset no sistema operacional do celular e seus dados serão apagados quando isso acontecer, exceto se você tiver salvo tudo no sdcard aí não tem jeito, vai ter que sair alterando todas as suas senhas por questão de segurança.



A segunda coisa a se fazer é evitar deixar as senhas salvas, uma vez que o meliante tenha acesso ao seu aparelho ele consegue visualizar a senha salva simplesmente pelo motivo de existir uma caixa de texto com a mensagem "exibir senha" e pronto, la está ela.

A terceira coisa é trocar sua senha de tempos em tempos, eu tenho habito de mudar todas as minhas senhas de 2 em 2 meses, claro que não coloco senha do tipo "123" ou  "111" sempre procuro usar senhas alfa numéricas exemplo: "mulherbonita@1" e pasme esse "@1" ao final da senha ou uma "!" no início ja deixa a senha extremamente dificil de ser quebrada.

Para os seus dados exitem a ferramentas Droid Crypt ou AnDisk Encryption, ambas são pagas e custam  R$5.01 e R$ 8,09 respectivamente, que faz a criptografia usando uma chave de 128 bits, no entanto você deve criptografar arquivo por aquivo do seu SdCard, o que é meio trabalhoso, mais ao menos é seguro.
 Para quem quiser saber mais sobre as duas ferramentas sitadas anteriormente segue link's:

Droid Crypt:  https://play.google.com/store/apps/details?id=de.atm.android.security.encryption.full
AnDisk Encryption: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.digitaljoyride.andisk.encryption



É isso, sem mais no momento, mande sua sugestão para o proximo post, aguardo seu comentário.

Siga-me no twitter: twitter.com/fmatoscorreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário