sexta-feira, 27 de maio de 2011

Como compartilhar internet do Galaxy gt-I5500 com o Kubuntu via USB?

Olá amigos, hoje vou falar sobre um problema que me deparei durante algum tempo e finalmente consegui solucionar. Comprei, como disse no post anterior, um celular samsung galaxy GT-I5500 modelo importado no qual foi configurado a internet 3G, configuração esta que também está no post anterior.
Como todo mundo que atinge seu objetivo, senti a necessidade de "passar" a internet do celular para o notebook, usando o sistema operacional Windwos 7 facilmente consegui efetuar tal configuração e navegar, lentamente é verdade, pelas ondas da internet, no entanto para usar a internet no sistema operacional linux distribuição Kubuntu 10.04 sofri um pouco mais para conseguir fazer mais ao final consegui atingir meu objetivo. Pesquisando um pouco sobre como criar um conexão móvel usando o knetwork manager, me deparei com alguns sites que me ajudaram a chegar na solução que irei apresentar agora.
Para que funcione a configuração é bom lembrar que é necessário que você atenda aos seguintes requisitos:
  1. Possuir um celular que esteja configurado com a internet 3g e tenha a função para tornar em modem, ter plano de dados ou se for pré-pago 
  2. Estar com crédito para acessar a internet
  3. Ter instalado em seu kubuntu o software de gerenciamento de conexões knetworkmanager.
Com os requisitos acima atendidos a configuração da conexão se torna extremamente simples segue os passos:
  1. Execute o knetworkmanager e clique na opção de gerenciar conexões, com o celular conectado ao computador.
  2. A aba "Banda Larga Móvel " ja está ativa, clique em "Adicionar" e depois em "Conexão GSM".
  3. Feito o passo 2 aparecerá uma tela com a imagem a seguir, e está deve estar configurada exatamente como é mostrado abaixo:
Após configurado a Banda Larga Móvel, iremos configurar a aba PPP de forma que ela fique idêntica a imagem abaixo:

Feito isso basta salvar a configuração clicando em ok e depois ativar a conexão.

obs.: dúvidas, críticas ou sugestões so deixar um comentário!

5 comentários:

  1. blz Fraklin> eu baixei o programa só que quando eu extraio ele, só aparece ícone com arquivo que não executa porq sera! que eu baixei no link erado? você tem algum site recomendável para que esteja o programa completo pra min baixar ow já vem com o celular??vlw

    ResponderExcluir
  2. Alissom, de qual programa está falando meu caro? Acabei de fazer um post novo falando das novidades e facilidades da atualização do Android para a versão 2.2 froyo, sugiro que dê uma lida e detalhe mais a sua dificuldade em compartilhar a internet via usb. obrigado pela visita e feedback.

    ResponderExcluir
  3. Amigo... fácil como no Windows 7? Tenho um considerável conhecimento em Windows e hardware e estou me batendo pra acessar...

    Me passa o atalho pra desvendar o caminho das pedras por email?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Claudio Müller Neto -- vou atualizar esse post com a dica, ainda essa semana ok? um abraço.

    ResponderExcluir