quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Kubuntu 10.04 -- Problema com placa de rede com fio.

Ontem resolvi trocar de distribuição Linux depois de alguns colegas me provarem por a + b que o kubuntu 10.04 é mais estável que o ubuntu 10.10 que eu usava. Então la vou eu formatar meu note que é um dell R14 N4010 para colocar o kubuntu. No processo de instalação aconteceu tudo como o previsto e o note ficou beleza, conectei a rede sem fio com a facilidade ja costumeira, no entanto quando fui colocar o cabo de rede para testar a placa de rede com fio é que veio a surpresa, ela não estava funcionando.
Depois de horas de google para resolver o problema meu colega de trabalho que não vou dizer o nome é claro, conseguiu solicionar o que na verdade descobrimos uma falha por falta de driver e a placa de rede com fio fica desabiltada por isso, mais vamos a resolução:

Inicie verificando através dos comandos a seguir se sua place de rede aparece em cada um deles:

cat /etc/network/interfaces

cat /etc/NetworkManager/nm-system-settings.conf

dmesg | grep -e eth0 -e bcm

ifconfig -a

Pois bem, feito os comandos pode-se verificar que o hardware está sendo detectado mais o sistema operacional não consegue ativar.
Alguém que não foi o pessoal do ubuntu ao que parece e por esse e-mail a gente pode constatar isso, incorporou o driver da placa ao pacote: compat-wireless o qual iremos instalar para que a nossa placa funcione perfeitamente.


Faça o download do pacote através do link:
http://linuxwireless.org/download/compat-wireless-2.6

 Salve em seu desktop e sem seguida execute os seguintes comandos:

sudo apt-get update
sudo apt-get install build-essential
cd ~/Desktop
tar -xjvf compat-wireless-2.6.tar.bz2
cd compat-wireless*
scripts/driver-select atl1c
make
sudo make install

Reinicie seu computador e esperamos que quando ele iniciar novamente a placa ja esteja ativa e funcionando, caso não esteja funcionando execute esse comando:


sudo modprobe atl1c





Com o drive inserido através do camando anterior agora certamente funcionará.


É isso pessoal, em breve novo post sobre como fazer backup e restore do banco de dados de forma extremamente fácil e simples.

Um comentário:

  1. Depois posta a fórmula do a + b que o kunbutu é mais estável! Uso o ubuntu, e de repente, posso ir experimentar essa distro :)

    ResponderExcluir