quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Instalação do Mysql Workbench no linux.

Olá pessoal, no post de hoje estamos trazendo a dica de como instalar no MySql Workbench no seu sistema operacional linux.

Ha algum tempo conheci essa ferramenta através de um cliente que havia me contratado para migrar um banco Mysql e ele usava essa mesma ferramenta para modela e criar os bancos que usava. Pesquisando um pouco na internet percebi que essa ferramenta pode fazer muito mais que criar um diagrama ER e sincronizar com o banco tornando o banco físico idêntico ao modelo criado. O mysql workbench permite que você faça a engenharia reversa do banco ou seja, você informa o banco e ele gera o modelo para você. Vamos deixar de história e colocar a mão na massa para fazer essa instalação.
Primeiramente abra uma nova aba ou janela no seu navegador e copie o endereço: http://dev.mysql.com/downloads/workbench/5.2.html#downloads agora selecione a versão do seu sistema operacional em nosso caso baixe o arquivo referente ao seu linux, atente que existe a opção para download para ubuntu 10.10 32 e 64 bit's  e para ubuntu 10.04 também 32 e 64 bit's.

Apos selecionar a versão do seu sisema clique no botão donwload ao lado da versão escolhida. Agora aparecerá uma janela solicitando que você faça o seu cadastro ou efetue o login no site do mysql, logo abaixo aparece a opção: "» No thanks, just take me to the downloads!" clique e escolha de qual servidor deseja fazer o download, no meu caso escolhi o "Linorg - USP - Sao Paulo" mais fique a vontade para escolher o que desejar.


 Após o download basta abrir o arquivo .deb com o gerenciador de pacotes de sua versão de linux  e ele estará instalado.
Para executar vá em aplicativos, desenvolvimento e la estará o Mysql Workbench a sua espera!

obs.: Apesar de estar usando kubuntu 10.04, baixei a versão para ubuntu e funciona perfeitamente.

No próximo post vamos instalar uma outra ferramenta muito útil na hora de fazer backup e restore-backup no banco de dados mysql.

3 comentários:

  1. Poxa, obrigado pela dica, estava quebrando a cabeça para instalar o pacote compactado(tar.gz) e nem havia reparado que tinha um .deb no site.
    Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  2. beleza Ygor, estamos a disposição! valeus

    ResponderExcluir