sexta-feira, 9 de março de 2012

Estamos voltando......

Depois de alguns meses sem postar nada sobre linux, acabei de rendendo novamente a necessidade de segurança e agilidade do ubuntu e instalei a versão 11.10 em meu laptop para poder trabalhar la na empresa onde, por hora, me encontro.
Antecipo que esse post não significa dizer que não postarei mais sobre android e suas configurações e curiosidades, mais sim que estou retomando o motivo pelo qual o blog foi criado, para compartilhar das dificuldades e soluções para os problemas encontrados no uso do linux, distribuição que uso atualmente é a ubuntu 11.10 e nada melhor retomar os trilhos do que fazer um comentário sobre minhas primeiras impressões na utilização desse Sistema Operacional ( SO ), mesmo que desatualizado, ja que a distro ja está na versão 12 no entanto a 11.10 é a mais estável no momento e é sobre ela que irei escrever.

De cara a tela de login está totalmente diferente, com os campos de login e senha mias para o canto esquerdo da tela, e o visual altamente agradável do login deixa uma boa impressão e expectativa do que está por vir.
Passado o login me deparei com uma área de trabalho altamente agradável, com a disposição dos botões no sentido vertical ao lado esquerdo da tela, me deu uma dificuldade e ainda estou com ela, para encontrar os softwares que eu estava acostumado a usar, afinal de contas estamos falando de exatos 13 meses sem usar nenhuma distribuição linux, usando apenas o windows, que o trabalho me obrigava a usar diga-se de passagem....... Passados o susto inicial ja meio que me localizei e para abrir os trabalhos, com sou analista de sistemas e desenvolvo softwares comerciais na linguagem java, nada melhor que ja começar instalando a jdk e a jre para poder executar o software de trabalho e ajudante nas pesquisas, o eclipse. Primeira dificuldade, apt-get install sun-java6-jre ja não é mais o mesmo e la vamos nos procurar essa saída, passados algum tempo percebi que o pessoal do ubuntu ja colocou por default na distro a pré-instalação do jdk e jre7 aí foi so correr pro abraço, não vou especificar aqui como foi feito para instalar, se necessário deixem comentário que nos próximos post's eu crio um específico para isso.
Instalado o eclipse hora de ouvir aquela boa música, e onde está o bom e velho Audacious? Para quem não se lembra ele é o substituto, se não me falha a memória, do xmms, esse foi fácil, estava disponível no gerenciador de pacotes do SO, assim como o amsn e o skype...
Estou gostando do que estou vendo, a interface gráfica está muito melhor que as ultimas distribuições que eu havia usado, achei melhor até que a do kubunto, ele usa  KDE, que era muito melhor que a gnome que é usando o Ubuntu, bem é isso em breve mais post's sobre configurações.....


Um abraço e até la!

Siga-me no twitter: twitter.com/fmatoscorreia